segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Livros que falam sobre... História do Brasil

Faz um tempinho que não posto nada, e não queria deixar o blog abandonado. É muita saudade! Mas, enfim, vamos à postagem de hoje.

Decidi reunir alguns livros que falam sobre a história desse país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, o Brasil. São livros que apenas documentam a história de nosso país, histórias fictícias que envolvem, de alguma forma, a caminhada de personalidades que fazem parte desses quase 513 anos. Então comecemos.



- Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, Leandro Narloch
"Existe um esquema tão repetido para contar a história do Brasil, que basta misturar chavões, mudar datas ou nomes, e pronto. Você já pode passar em qualquer prova de história na escola. Nesse livro, o jornalista Leandro Narloch prefere adotar uma postura diferente – que vai além dos mocinhos e bandidos tão conhecidos. Ele mesmo, logo no prefácio, avisa ao leitor: “Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação. Uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos.” É verdade: esse guia enfurecerá muitas pessoas. Porém, é também verdade que a história, assim, fica muito mais interessante e saborosa para quem a lê."

 

- 1808, Laurentino Gomes
 "A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil."
De 1808 eu posso falar um pouco mais, pois já li. Conta de uma maneira muito interessante a chegada da Corte portuguesa no Brasil. Como seu próprio sub-título já diz, "como uma rainha louca , um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil". Leitura recomendada. E sua "continuação", 1822, também parece ser uma boa pedida.



- Série "Os Invencíveis", Ana Cristina Massa
Essa série possui três livros, Mistério no Museu Imperial, Enigma na Capela Real e O Segredo do Colecionador. É fictícia e conta a história do grupo de amigos que se denominam "Os Invencíveis" na internet, onde participam de concursos e fóruns. Mas, em cada livro, eles se envolvem de alguma forma com um caso relacionado ao período imperial do Brasil. É uma pedida interessante para passar o tempo.
Eu, pessoalmente, tenho os três livros e amo a série. Para quem gosta de estudar a história do Brasil, é uma exposição diferente, interessante, dos fatos. Claro, sempre citando alguns fatos que não correspondem à realidade, mas que, com atenção, podem ser separados da real História.



- Agosto, Rubem Fonseca
" O atentado contra o jornalista Carlos Lacerda na rua Tonelero é a deixa para o romance "noir" do escritor carioca em torno dos acontecimentos de agosto de 1954, que levaram ao suicídio do Presidente da República, Getúlio Vargas."
Saindo um pouco da época imperial, agora na República, um livro muito interessante que envolve os fatos antecedentes ao suicídio de Getúlio Vargas. 





Por hoje é isso. Se esqueci algum livro, se vocês já leram algum dos citados aqui ou querem ler, gostaram ou não gostaram, deixem nos comentários. Sugestões também são bem-vindas.


Um abraço,



**Encontrou algum erro? Envie um e-mail para eulivro.tulivras@gmail.com comunicando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chega mais! Quero saber sua opinião!