quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Livros que falam de.... Alemanha Nazista

Tenho dezesseis anos e estou no segundo ano do ensino médio. Em história, minha turma está aprendendo sobre o período entre guerras e o surgimento do Nazifascismo. O nazismo, em especial, sempre me chamou muito a atenção. Para mim, não é possível que uma pessoa possa ser tão desumana a ponto de participar de um movimento desse e matar milhões de inocentes.
Enfim, como sou uma garota muito curiosa, fui atrás de livros com histórias que tratam sobre o assunto. Alguns eu até já li e tenho, outros não. Mas tentarei, nesse post, mostrar alguns desses livros.




A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Um livro que eu li, reli e amo. Conta a história de Liesel Meminger, uma garotinha que se viu obrigada a se separar da mãe para morar com estranhos na rua Himmel. A história se passa, principalmente, entre 1929 e 1943, mostrando bombardeios, o aniversário de Hitler, a história de um judeu "lutador" chamado Max e a vida de Liesel através da visão de um narrador um tanto inusitado. Esse livro está entre os meus favoritos: acho a história envolvente e muito linda. Quando abri o livro pela primeira vez, não queria parar de lê-lo antes de terminar a história. Recomendo a todos.



• O Menino do Pijama Listrado - John Boyne


Outro livro que já li. Não reli por ter achado a história um tanto triste. Mas é bem interessante. Conta a história de Bruno, um garoto de nove anos que, assim como Liesel, de A Menina que Roubava Livros, se viu obrigado a abandonar sua casa. Entretanto, Bruno foi morar com estranhos. Mudou-se para um lugar desolado, perto de um campo de concentração junto com seu pai, militar nazista. Lá, não tem ninguém com quem brincar, até que conhece um garoto careca e magro que está sempre com um pijama listrado, atrás da grade que não conseguia atravessar em suas "aventuras". O livro teve sua adaptação para o cinema, em 2008.



O Diário de Anne Frank

Este livro acredito ser famosíssimo. Não é baseado em fatos, mas sim o fato narrado. De 12 de junho de 1942 a 1º de agosto de 1944, Anne Frank escreveu em seu diário tudo o que sentia a respeito da 2ª Guerra Mundial e a tensão que sua família sofreu. Ainda não o li, mas por resenhas que vi no Skoob e na blogosfera, parece ser muitíssimo interessante. Já está em minha wishlist de livros faz um tempo.





• A Lista de Schindler - Thomas Keneally


Ganhador do prêmio inglês Booker, este livro traz uma história retratada através de testemunhos dos Schindlerjuden, judeus salvos por Schindler e sua lista. Embora seja um romance, o livro traz fielmente os atos de Schindler, que arriscou tudo o que tinha para salvar a vida de mais de mil pessoas. O livro ganhou uma adaptação para o cinema, em 1993, dirigida por Steven Spilberg. Não li o livro, ainda, mas assisti ao filme. Diga-se de passagem, muito emocionante. Como geralmente dizem que "o livro é mil vezes melhor do que o filme", pretendo lê-lo. E recomendo o filme àqueles que se interessarem.



Esses quatro são apenas exemplos da ampla variedade de livros existentes a respeito do nazismo e da Segunda Guerra Mundial. Em geral, eles mostram de forma muito intensa  a emoção e a dor que os judeus passaram nessa época, de modo a fazer com que o leitor se sinta em meio aos presos ou refugiados. Para quem se interessa pelo assunto e quer mais alguns livros, recomendo o grupo Segunda Gerra Mundial no Skoob. Traz tanto ficção quanto relatos.
Como sempre, deixo um espaço em aberto para discussão dos leitores.


Um abraço,



Encontrou um erro? Envie um e-mail para eulivro.tulivras@gmail.com comunicando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chega mais! Quero saber sua opinião!