segunda-feira, 8 de outubro de 2012

HQs, tirinhas e o mundo dos quadrinhos

Além de livros, sou muito fã de revistas em quadrinhos e tirinhas. Acho uma forma diferente de se contar uma história, mas, ainda assim, divertida. Também é um estímulo para começar a ler mais. Eu, pessoalmente, aprendi a gostar de ler através das revistinhas da Turma da Mônica, do Maurício de Souza.
Caso não se interesse por algum estilo, o mundo das HQs (histórias em quadrinhos) tem uma diversidade imensa. Neste post, procurarei mostrar um pouco dessa parte das histórias que tanto me interessa.

Super-heróis
Os super-heróis são muitos, nas HQs. De suas histórias, várias foram adaptadas para o cinema. Também são inúmeros aqueles que viraram símbolos da cultura pop. As duas grandes (e talvez as mais conhecidas) editoras dos quadrinhos de heróis são a Marvel e a DC Comics, responsáveis por conhecidos "super grupos", como o Quarteto Fantástico (Fantastic Four), Os Vingadores (The Avengers), X-men e a Liga da Justiça (Justice League), que englobam personagens como o Homem de Ferro (Iron Man), O Coisa (The Thing), Wolverine, Batman, Mulher-Maravilha (Wonder Woman) e tantos outros. 
Quadrinhos com esse tema são bem interessante, principalmente para os fãs dos filmes, que podem ver a história original e até como surgiram seus heróis e vilões preferidos.


Quadrinhos Infantis
As HQs infantis são uma graça. Com personagens diferentes, tratam de situações do dia-a-dia e temas educativos, embora também possam ser apenas entretenimento para as crianças.
Uma das mais famosas revistinhas é a Turma da Mônica, criação do Maurício de Souza, distribuída no Brasil pela Panini Comics. Também tem edições no exterior e, há alguns anos, ganhou uma versão teen, a Turma da Mônica Jovem, em estilo Mangá, voltada para adolescentes. Essa última versão dos personagens eu parei de acompanhar pouco depois da edição 40. 
Além da Turma da Mônica, existem, no Brasil, outras HQs infantis, como a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo e as revistinhas Disney. Voltada para um público mais adolescente, além da TMJ, há a Lulu Teen, com a mesma ideia da Turma da Mônica Jovem, mas com as personagens de Luluzinha

Mangás
Os Mangás são histórias em quadrinhos orientais. Geralmente são em preto e branco e lidos ao contrário (lê-se da direita para a esquerda). Sou fã da cultura japonesa e gosto muito de mangás. Os meus preferidos são do grupo de mangakas CLAMP, com histórias mais "meigas", conhecidas por títulos como Sakura Card Captors, Chobits e Guerreiras Mágicas de Rayearth (Magic Knight Rayearth). Também existem outros títulos interessantes, como Death Note e até mesmo o famosíssimo Naruto, do mangaka Masashi Kishimoto. São uma ótima opção para quem quer fugir das histórias habituais.








Tirinhas
Tirinhas... Algo que sempre leio e com que me divirto. Muitas vezes, têm um humor que envolve entendimento de mundo, com críticas ou morais. Outras vezes, vêm com um tipo de humor leve, que todos entendemos e rimos juntos. Acompanho sempre no Facebook o Depósito de Tirinhas, que reúne os mais diversos personagens.
Entre os mais famosos, podemos citar a menina Mafalda, criada pelo argentino Quino, o garoto Calvin e seu amigo Haroldo (Calvin and Hobbes), do americano Bill Watterson, e Hagar, o Horrível,  de Dik Browne.
Também podemos citar Peanuts, Recruta Zero, as tirinhas de Um Sábado Qualquer, Garfield, entre outros.


Então, é isso. Tentei explicar e exemplificar algumas vertentes do mundo dos quadrinhos das quais sou fã. Deixo espaço aqui para a opinião dos leitores. Gostam ou não de quadrinhos? Esqueci de comentar algo interessante?


Um abraço,



Encontrou um erro? Envie um e-mail para eulivro.tulivras@gmail.com comunicando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chega mais! Quero saber sua opinião!